A Caixa Econômica Federal e o INSS vão compartilhar barcos para levar atendimento a populações ribeirinhas no Norte do Brasil. O acordo foi oficializado nesta terça-feira (17), durante cerimônia no Ministério da Previdência, em Brasília.
A estimativa é que mais de 3 milhões de pessoas, em 140 localidades, sejam beneficiadas pela cooperação entre as duas instituições, que utilizarão sete embarcações para o serviço.
Atualmente, a Caixa opera com duas agências-barco: o “Chico Mendes”, que atende no Amazonas, e o “Ilha do Marajó”, que circula no Pará. Essas embarcações cobrem 27 localidades na região.
Com o novo acordo, os sete barcos do INSS também prestarão serviços à população. Além disso, as duas agências-barco da Caixa passarão a oferecer serviços do INSS.
A previsão é que quatro desses barcos comecem a operar ainda neste semestre, com dois funcionários da Caixa a bordo para atender beneficiários de programas sociais do governo federal.
Os três barcos restantes deverão integrar a operação no ano que vem, ampliando o alcance do atendimento.
As agências-barco da Caixa oferecem todos os serviços de uma agência convencional, exceto a movimentação de dinheiro em espécie. Além dos barcos, a Caixa conta com uma frota de 11 caminhões para realizar atendimento móvel em todo o país.
Portal Norte traz as últimas notícias do Norte do Brasil, cobrindo Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Fique atualizado com nosso conteúdo confiável.