Na semana em que diversos casos de estupro e abuso de crianças e adolescentes chocaram o Amazonas, a importância da educação sexual mostra-se cada vez maior.
Uma das dinâmicas utilizadas para conscientizar e educar sobre o que pode e o que não pode é o “Semáforo do Toque”. A ideia é ensinar sobre os limites do próprio corpo e também o dos outros.
Com a utilização das cores verde, amarelo e vermelho, as crianças e adolescentes aprendem a identificar os abusos sofridos. O “Semáforo do Toque” pode ser aplicado em escolas e nas casas, como forma de jogo.
A iniciativa não requer muita estrutura: é possível ensinar sobre limites pessoais e abusos sexuais com auxílio de bonecas ou desenhos em cartolinas e papeis. O importante é atribuir as cores aos lugares do corpo, associados à permissão.
À TV Norte Amazonas, a pedagoga da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Sammya Santos, apresentou essa alternativa de educação sexual e explicou a importância dela. Ela participou do programa Povo na TV.
O método integra também a campanha Maio Laranja, contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. A iniciativa chama atenção para o dia 18 de maio, dia nacional de combate ao abuso e à exploração sexual infantil no Brasil.