Gilberto Vasconcelos é um dos candidatos à Prefeitura de Manaus pelo PSTU nas eleições de 2024. O partido registrou sua candidatura no dia 3 de agosto, sendo um dos primeiros a formalizar.
As eleições de 2024 acontecem no dia 6 de outubro, data em que os brasileiros irão às urnas escolher seus prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.
Para o cargo de chefe do Executivo, Manaus tem sete candidatos na disputa: Alberto Neto (PL), Amom Mandel (Cidadania), David Almeida (Avante), Roberto Cidade (União Brasil), Marcelo Ramos (PT) e Wilker Barreto (Mobiliza).
O candidato traz Damiana Amorim como sua vice. Ela é nutricionista, também do PSTU, que dirige o movimento social Luta Popular.
Agora, conheça mais sobre o candidato pela segunda vez a prefeito de Manaus:
Quem é Gilberto Vasconcelos?
Gilberto Vasconcelos, 57 anos, é formado em letras pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), professor da rede estadual e presidente do PSTU Amazonas. Além disso, é membro da Central Sindical e Popular (Conlutas) do Amazonas.
Começou a vida política em 2004 como candidato a vereador, mas nunca foi eleito. Em 2014, foi candidato a vice-governador, quando Hebert Viana disputou uma vaga para o Governo do Amazonas, e não obteve êxito.
Em seguida, lançou mais uma vez a candidatura a vereador em 2016, mas não conseguiu se eleger.
Em 2020, disputou pela primeira vez o cargo de chefe do Executivo de Manaus. Entretanto, teve apenas 742 votos.
Por fim, Gilberto Vasconcelos tenta, pela segunda vez, a eleição para o cargo.
“Em defesa da classe trabalhadora”
Gilberto Vasconcelos afirma que o objetivo das candidaturas do partido nessas eleições é demonstrar que, para ter uma cidade que atenda aos interesses dos trabalhadores, é necessário derrotar os “bilionários capitalistas”, em vez de governar em aliança com eles.
Além disso, o partido também busca apresentar um perfil que se destaca pelo compromisso com um projeto socialista para a cidade de Manaus, enfrentando os interesses dos “ricos e poderosos”.
Vasconcelos enfatiza que o compromisso do PSTU é exclusivamente com os trabalhadores e que o partido se mantenham em oposição aos governos das esferas Municipal, Estadual e Federal.
Ele critica a prática de partidos que, segundo ele, prometem governar para todos, mas uma vez eleitos, favorecem os ricos em detrimento da classe trabalhadora.
O Portal Norte é sua fonte de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações atualizadas diariamente.