O programa Fala Norte, 1ª edição, na Norte FM (95.1), continua com as entrevistas aos candidatos à Prefeitura de Manaus na manhã desta segunda-feira (26).
Acompanhe tudo sobre as eleições de 2024 aqui.
Durante o programa, Wilker Barreto apresentou sua visão sobre o cenário atual de Manaus e ainda alegou que, atualmente, a cidade está com as “contas no vermelho”. O candidato teve dois minutos para responder às perguntas.
Dinâmica do quadro “Fala Candidato”
Cada candidato teve sua data e tema designados previamente por sorteio. Os tópicos abordados incluíram saúde, infraestrutura, transporte coletivo, trânsito, educação, emprego e renda, e esporte/atividade física.
Durante a entrevista, o candidato à prefeitura de Manaus teve um tempo total de dez minutos. Ele respondeu a três perguntas sorteadas, com dois minutos dedicados a cada resposta. Na segunda parte da entrevista, Wilker Barreto respondeu a duas perguntas formuladas pelo cientista político Davidson Cavalcante.
Por meio de um sorteio ao vivo, o candidato recebeu três perguntas relacionadas ao emprego e renda; confira:
Perguntas e respostas
Visualize as perguntas feitas ao candidato e as suas respostas.
- Como você vai trabalhar para melhorar a qualificação e a capacitação da força de trabalho local especialmente para os jovens e desempregados?
“Nós iremos procurar o comércio, nós iremos procurar a indústria, que não adianta ofertar cursos de qualificação profissional se o mercado não estiver demandando. Por isso que eu gosto daquela palavra demanda casada. Samsung, qual é o curso que você quer? A prefeitura qualifica e você seleciona o melhor quadro desses alunos treinados. Nós precisamos de voltar a prefeitura para a economia (…) Nós temos um projeto chamado Banco Empreendedor. A prefeitura vai abrir linhas de crédito para aqueles que querem empreender. (…) Nós temos [também] um programa chamado Primeiro Passo. São linhas de crédito voltado para aqueles que querem contratar com a condição de 10% das vagas serem voltadas para os jovens.”, disse.
- Como é que o senhor vai incentivar o desenvolvimento de setores econômicos estratégicos para a cidade, como turismo, tecnologia ou indústria?
“O prefeito de Manaus, quando esteve aqui na entrevista, não falou que as contas da prefeitura estão no vermelho. Nós vamos fazer o maior programa de recuperação da saúde financeira do município. Nós vamos levantar um bilhão de reais só olhando para dentro do desperdício da prefeitura. Dos 9,5 bilhões que se gastou ano passado, 20% pode ser encontrado dentro desse nosso projeto. Com caixa reerguido, aí entra a questão das linhas de financiamento”, iniciou.
- Como o senhor pretende apoiar pequenas e médias empresas locais, para quem possam prosperar e criar mais empregos?
“A locomotiva de uma economia é baseada na micro, pequena e grande empresa. Primeira coisa que vamos fazer: alterar o plano diretor para facilitar a abertura de negócios hoje nos bairros. Hoje você vai na prefeitura e não consegue abrir um negócio. Tem tanta burocracia que hoje a informalidade, ela prospera, porque o governo municipal é o grande entrave. Quando você não permite que uma empresa abra o seu CNPJ, tira o seu alvará, é menos impostos que estão entrando. Como é que eu posso financiar uma empresa pelo Banque Prendedor, se ela anda na clandestinidade? Nós vamos incentivar a economia com linhas de crédito e ao mesmo tempo facilitando com a burocracia”, disse.
Wilker fala sobre Amom e escolha partidária
O candidato apresentou a sua opinião sobre a escolha de Amom Mandel pelo Cidadania e um possível sentimento de “escanteio”. Além disso, respondeu se apoiará o candidato caso ele siga para o segundo turno.
“Manaus não conhece o deputado Wilker Barreto, se Manaus conhecesse o que eu faço há 6 anos na tribuna da assembleia, do que eu faço fiscalizando hospitais, as escolas, vão perceber que o fiscal sou eu e não o Amom. Eu pedi para sair do partido, porque se eu fico eu ia fazer prévias e se eu faço prévias eu ia chamar o Amom para o debate dentro do partido. O projeto do Amom é um projeto de ambição, não é projeto para Manaus. Ele sabe que ele não tem o preparo para administrar uma cidade tão complexa”, respondeu.
Eleições 2024
As eleições de 2024 estão agendadas para o dia 6 de outubro, quando os brasileiros irão às urnas para eleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. Em Manaus, sete candidatos estão na disputa pelo cargo de prefeito.
Para mais informações sobre Wilker Barreto, clique aqui.
Debate na Norte FM: Calendário
- 19/08 — Amom Mandel (saúde)
- 20/08 — David Almeida (infraestrutura)
- 21/08 — Alberto Neto (transporte público)
- 22/08 — Marcelo Ramos (trânsito)
- 23/08 — Roberto Cidade (educação)
- 26/08 — Wilker Barreto (emprego e renda)
- 27/08 — Gilberto Vasconcelos (esporte/atividade física)
Observe que as datas estão sujeitas a mudanças. Fique atento à programação da Norte FM (95.1), Portal Norte e TV Norte. O Grupo Norte de Comunicação irá cobrir as eleições de 2024 na TV Norte, Portal Norte e Rádio Norte FM.