O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) se reúne nesta sexta-feira (13), em Nova York, para discutir a situação humanitária na Faixa de Gaza, ameaças à segurança e à paz mundial e desdobramentos do conflito no Oriente Médio.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

O encontro, convocado pelo Brasil, será comandado pelo ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, às 16h, horário do Brasil. O ministro cancelou agenda oficial nas Filipinas para embarcar nesta quinta-feira (12) para Nova Iorque, para participar  da reunião do Conselho de Segurança das Nações Unidas, agendada para a sexta (13).

O objetivo é reunir os países integrantes do grupo e firmar um acordo pela criação de corredores humanitários para a retirada de civis da Faixa de Gaza e libertar os reféns capturados pelo grupo extremista Hamas.

O Brasil assumiu a Presidência rotativa do Conselho de Segurança da ONU em outubro e ocupa uma das 10 vagas do Conselho para membros não permanentes, em um mandato que segue até o fim deste ano.

No último dia 9 de outubro, foi realizada a primeira reunião de emergência sobre o tema, convocada a pedido de Albânia, Equador, Estados Unidos, França, Japão, Malta, Reino Unido e Suíça.

RELACIONADAS

+ Brasil assume cadeira no Conselho de Direitos Humanos da ONU

+ Brasil convoca nova reunião do Conselho de Segurança para tratar da Palestina