Ícone do site Portal Norte

Saída para o Egito é reaberta; brasileiros em Gaza esperam autorização

Saída para o Egito é reaberta; brasileiros em Gaza esperam autorização

Palestinos procuram sobreviventes sob os escombros de um prédio destruído após um ataque aéreo israelense no campo de refugiados de Khan Younis, no sul da Faixa de Gaza - Foto: Mohammed Dahman/ Estadão Conteúdo

A passagem de Rafah, por onde estrangeiros em Gaza estavam deixando o enclave palestino, foi reaberta nesta segunda-feira (6), após dois dias fechada.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

O embaixador do Brasil em Ramallah, Alessandro Candeas, confirmou a informação e disse que o grupo de 34 brasileiros e familiares continua aguardando autorização para cruzar a fronteira.

Havia a expectativa de que os brasileiros seriam autorizados a sair até quarta-feira (8), mas com o fechamento da fronteira no sábado (11), os planos podem mudar.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reúne na manhã desta segunda com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.

O chanceler está a frente dos contatos diplomáticos para que Israel autorize a passagem do grupo que está em Gaza.

RELACIONADAS

+ Brasileiros são excluídos de nova lista de autorizados a sair de Gaza

+ Brasileiros se desesperam ao ficarem de fora da lista dos que sairão de Gaza

Listas

Na última lista de autorização, a quarta do total, divulgada no sábado (4), havia 386 cidadãos dos EUA, 112 do Reino Unido, 51 da França e 50 da Alemanha.

O Ministério da Saúde de Gaza, controlado pelo Hamas, havia pedido para que ao menos as ambulâncias com civis e os caminhões com ajuda humanitária pudessem cruzá-la.

Desde a última quarta-feira (1), mais de 1.100 pessoas com passaportes estrangeiros e gravemente feridas deixaram Gaza pela fronteira com o Egito.

No entanto, um ataque mortal contra uma ambulância, no sábado, instaurou um clima de desconfiança que fez Cairo suspender a liberação, informou uma fonte do governo egípcio à CNN americana.

Sair da versão mobile