Nesta segunda-feira (10), o secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação de Portugal, Nuno Sampaio, disse que os brasileiros continuarão sempre sendo muito bem-vindos ao país.
Durante a comemoração do Dia Nacional de Portugal, que celebra também os 500 anos do nascimento de Camões, realizada na embaixada do país, em Brasília, o secretário afirmou: “A enorme comunidade de brasileiros que vive em Portugal tem contribuído muito para a solidificação das nossas nações, para estreitar as relações culturais, os brasileiros têm contribuído muito para a economia portuguesa”.
Plano de ação para migrações
Na última semana, o governo português aprovou o Plano de Ação para as Migrações, para regularizar a entrada de pessoas de outros países. O plano tem 41 pontos que, segundo o governo, pretendem “corrigir os graves problemas nas regras de entrada em Portugal”.
O embaixador de Portugal no Brasil, Luis Faro Ramos, disse que a demanda de brasileiros em busca da cidadania e vistos para Portugal continua alta.
Ele anunciou que até o fim do ano a companhia aérea portuguesa TAP irá inaugurar um voo direto entre Florianópolis e Lisboa. Será a 12ª cidade brasileira atendida pela empresa.
Brasileiros em Portugal
O total de brasileiros vivendo legalmente em Portugal pode superar os 500 mil até o fim deste ano.
A previsão de especialistas se baseia em declarações dadas pelo presidente da Agência para a Integração, Migrações e Asilo (Aima), Luis Goes Pinheiro, que falou ao jornal O Globo.
Segundo ele, ao final de 2023, os números, ainda provisórios, apontavam que os brasileiros representavam 35% (364 mil) do total de 1,04 milhão de imigrantes documentados no país.
Há, porém, uma pendência de mais de 350 mil pedidos de regularização, dos quais entre 170 mil e 200 mil são de cidadãos oriundos do Brasil.