Ícone do site Portal Norte

Seca no Amazonas: quase 15% da população deve ser afetada em 2024

seca no amazonas 2024-capa

Seca em 2024 promete ser tão severa quanto a de 2023, que foi histórica - Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil.

As estimativas do Governo do Amazonas são, mais uma vez, de impacto significativo da seca em 2024. Ao menos 600 mil pessoas devem ser afetadas, o que representa aproximadamente 15% da população do estado.

De acordo com a última atualização do Boletim Estiagem, divulgada em março deste ano, no mínimo 637 mil pessoas foram afetadas pela seca, com todos os 62 municípios em situação de emergência. Este número representa cerca de 159 mil famílias em todo o Amazonas.

Como medida de contenção dos efeitos da estiagem, estão previstas obras de dragagem dos rios e a construção de um píer provisório em Manaus. As obras, para garantir a navegabilidade, devem começar em junho.

O trabalho de dragagem será feito pelo Governo Federal, por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), com previsão de início imediato a partir da emissão das licenças ambientais.

O que é dragagem de rios?

Utilizado emergencialmente em setembro do ano passado para enfrentar a seca no Amazonas, o trabalho de dragagem envolve retirar sedimentos (como areias e outros materiais) do leito dos rios para facilitar a navegação de embarcações e evitar encalhes.

A dragagem ambiental é focada na remoção de uma camada superficial de sedimento contaminado por compostos orgânicos e inorgânicos, sem que voltem à superfície.

Para isso, é preciso que aconteçamr procedimentos rigorosos durante a operação de dragagem, transporte e manejo do material retirado. Há quatro variedades:

Sair da versão mobile