O nível do Rio Negro em Manaus já começou a descer, o que aponta para os primeiros efeitos da seca Nesta segunda-feira (24), o rio registrou um nível de 26,84m, um centímetro a menos em relação ao registrado na sexta-feira da semana passada (26,85m). A informação foi divulgada pelo Porto de Manaus.
A primeira queda do período de estiagem ocorreu no domingo (23), e na manhã de segunda o rio permaneceu estável, sem novas variações. Essa foi a primeira diminuição do nível desde o início da estiagem, após uma semana de estabilidade.
No mesmo período de 2023, o rio Negro já apresentava quedas diárias de um a dois centímetros, embora o nível das águas fosse maior que o registrado.
Em 24 de junho de 2023, o rio Negro caiu dois centímetros em relação ao dia anterior e atingiu 28,24 metros, 1,40m acima do nível de 2024.
Seca no Amzonas
Para este ano, as previsões apontam que o Amazonas registará a pior seca da história, superando a de 2023, quando o Rio Negro atingiu 13,59 metros em Manaus.
Com menos de duas semanas para o início formal do período seco na Amazônia, o cenário em todo o estado já gera preocupações significativas.