O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para baixa umidade nesta segunda-feira (16), que afeta Mato Grosso, Goiás e Tocantins.
O aviso, classificado como “grande perigo”, indica que o período mais crítico será a partir das 14h.
A umidade relativa do ar deve cair abaixo de 12% nas seguintes áreas: centro, leste, norte, noroeste e sul de Goiás; nordeste e norte de Mato Grosso; e ocidental e oriental do Tocantins.
O Inmet também alertou sobre níveis perigosos de umidade, variando entre 20% e 12%, para outras regiões, incluindo: sudeste do Pará; nordeste de Mato Grosso; partes oriental e ocidental do Tocantins; leste, oeste e centro do Maranhão; sudeste, sudoeste e centro-norte do Piauí; sertões cearenses; extremo oeste da Bahia; centro, leste e sul de Goiás; triângulo mineiro; alto Paranaíba; noroeste, norte e central de Minas Gerais; e o Distrito Federal.
Além disso, há um aviso de perigo potencial para áreas com umidade entre 30% e 20%, que inclui o Pará, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, o alerta também vale para o Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco.
A baixa umidade pode causar ressecamento da pele e desconforto nos olhos, boca e nariz.
O Inmet recomenda que a população beba muita água, evite a exposição ao sol durante as horas mais quentes e reduza atividades físicas intensas.
Também é aconselhável usar hidratantes para a pele e manter o ambiente umidificado.
Portal Norte conecta você às notícias mais recentes do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Conteúdo confiável e em tempo real.