Tem início nesta quinta-feira, 4, a partir das 10h (Brasília), o leilão de telefonias que serão usadas na quinta geração de internet móvel, o 5G. Na semana passada, 15 empresas e consórcios protocolaram propostas na Anatel. O leilão abre caminho para entrada no país de novas empresas de telefonia móvel.

Considerado um grande marco tecnológico, o padrão 5G possui grandes inovações como: carros autodirigíveis, procedimentos médicos à distância, automação completa de linhas de produção, vigilância e monitoramento de todo o tráfego urbano, além de entretenimento em altíssima qualidade e conectividade semelhante à encontrada em países desenvolvidos.  

O leilão do 5G será responsável também pela ampliação da internet móvel de quarta geração (4G) para localidades que ainda não contam com essa tecnologia, ampliando assim a base total de usuários brasileiros.

“O 5G vai levar o país para outro patamar de inclusão digital. Vamos cobrir todas as rodovias federais com pelo menos conectividade 4G, além de banda larga móvel para quase 10 mil localidades rurais, com a expansão do serviço para escolas e centros de saúde, a meta é levar internet para 100% das escolas públicas do país”, acrescentou o secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Artur Coimbra. 

Estrutura e inclusão

Segundo o Ministério das Comunicações, a chegada do 5G eliminará um dos grandes empecilhos na universalização do acesso digital, que vai permitir cobertura para todo o agro, para resolver as questões que ainda limitam o acesso à internet pelas pessoas.

Os termos do leilão do 5G preveem a obrigação de cobertura das 26 capitais e do Distrito Federal até julho de 2022. O serviço deverá cobrir todas as cidades brasileiras com mais de 50 mil habitantes até 2028, enquanto o serviço de 4G deverá cobrir todo o território nacional.

O leilão do 5G está marcado para começar às 10h, no auditório do Espaço Cultural Renato Guerreiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em Brasília.

O leilão e o serviço

 O edital do leilão prevê a oferta de quatro faixas de frequência: 700 MHz; 2,3 GHz; 3,5 GHz; 26 GHz.
 
Segundo especialistas, as faixas atuam como “avenidas” para transmissão de dados. É por meio delas que o serviço de internet será prestado no país.

Quem vencer terá direito direito de explorar as faixas por até 20 anos.

Cada faixa foi dividida em blocos nacionais e regionais. As empresas interessadas farão as ofertas para os blocos.

A faixa de frequência pode ter mais de uma empresa vencedora, com atuações geográficas similares ou diferentes.

A Anatel prevê que se todos os lotes forem arrematados, o leilão poderá movimentar R$ 49,7 bilhões.

Desse total, o governo deve ficar com R$ 3,06 bilhões para pagamento de outorgas. O restante faz parte do investimento previsto em edital.

As capitais do país devem ter o serviço 5G disponível até julho de 2022. O serviço será ampliado gradativamente para as demais cidades até o ano de 2029.

É importante ressaltar que após disponibilidade do sinal, o usuário deverá adquirir aparelho celular compatível com o 5G. O mercado já oferece equipamentos para a nova tecnologia.

 

Empresas candidatas

Na última semana, 15 empresas e consórcios protocolaram propostas na Anatel.

Das 15 empresas interessadas no leilão, três são as operadoras Claro, TIM e Telefônica (proprietária da marca Vivo).

A Oi não está no leilão, pois vendeu seu braço de telefonia móvel — Oi Móvel — para uma aliança formada pela Claro, TIM e Telefônica. 

As demais são internacionais ou provedores regionais de internet e serviços de telecom, fornecedores de infraestrutura, empresas de hardware e fundos de investimento.

Veja quem concorre:

1 – Claro
2- Tim
3 – Vivo
4 – Algar Telecom
5 – Sercomtel
6 – Brasil Digital Telecomunicações LTDA.
7 – Brisanet Serviços de Telecomunicações S.A
8 – Cloud2U indústria e comércio de equipamentos eletrônicos LTDA
9 – Consórcio 5G Sul
10 – Fly Link LTDA
11 – Mega Net provedor de internet e comércio de informática LTDA
12 – Neko Serviços de Comunicações, Entretenimento e Educação LTDA
13 – NK 108 Empreendimentos e Participações S.A.
14 – VDF Tecnologia da Informação LTDA.
15 – Winity II telecom LTDA

______________________________

ACESSE TAMBÉM:

As mais acessadas do dia

 

Chega em Manaus mais uma remessa de 102.960 doses de vacinas contra a Covid-19

 

Sine Manaus e AM ofertam 218 vagas de emprego para esta quinta-feira

 

Beneficiários nascidos em março podem sacar o auxílio emergencial a partir desta quinta

 

Lei que permite regularização de imóveis às margens de rios e lagos é retrocesso legal, critica ambientalista

 

Homem é morto com 18 tiros na frente da sua residência no bairro Alvorada, em Manaus