O Brasil receberá a primeira “onda de frio” de 2024, abrangendo apenas alguns seletos estados. Na previsão climática, a expectativa é que o frio chegue já na próxima semana, podendo se estender até a próxima quinta-feira (30), em Corpus Christi.
Segundo informações do UOL, ao menos dez estados enfrentaram a onda de frio, porém o Amazonas não é um deles. A massa de ar polar provocará frio na região Sul, Sudeste, Centro-Oeste e alguns pontos da região Norte.
Na lista apareceu Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, sul de Minas, Mato Grosso do Sul, sul de Mato Grosso, Acre e Rondônia. Segundo meteorologistas, tal onda de frio já era esperada.
No Amazonas, de dezembro a maio ocorre o período de chuvas mais intensas. Este ano, por outro lado, o cenário a baixa nas precipitações tem preocupado os governantes, especialmente por conto do período da seca, que foi severo em 2022.
Seca no Amazonas
Em 2023, avisos apontam para uma iminente seca “muito terrível” no Amazônia. A declaração é da secretária nacional de Mudança do Clima, Ana Toni. Enquanto exercem trabalhos de resposta às enchentes no Rio Grande do Sul, o governo brasileiro já se preocupa com tal evento climático extremo.
Na última semana, a Defesa Civil do Amazonas emitiu um alerta indicando que a estiagem deste ano será tão severa quanto a registrada em 2023. A recomendação é que os moradores em áreas de risco ou isoladas estoquem água, alimentos e medicamentos.
Na quinta-feira (23), Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-RCP) divulgou o Plano de Contingência, visando mitigar os impactos do próximo período de seca; confira aqui.
Além disso, O Governo do Amazonas está implementando a dragagem dos rios e a instalação de um píer provisório para atracação de navios como medidas para enfrentar a estiagem prevista para 2024. A Defesa Civil do Estado descreve o cenário como “preocupante”.