Um filhote de macaco-prego foi resgatado entre as cinzas deixadas pelos incêndios florestais que devastaram o Pantanal.
O animal, ainda ligado ao cordão umbilical, foi encontrado por equipes do Grupo de Resgate Técnico Animal Cerrado Pantanal, próximo à reserva ecológica Salobra, em Miranda (MS), durante a sexta-feira (13).
As equipes faziam o monitoramento das áreas atingidas pelo fogo quando localizaram o filhote, que estava separado da mãe e desorientado, conforme informou o Ibama.
O pequeno macaco foi encaminhado ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) em Campo Grande, onde recebe cuidados intensivos para restabelecer sua saúde.
Segundo o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul, o tratamento oferecido ao filhote é semelhante ao de um bebê humano: ele é alimentado com mamadeira a cada duas horas, mantido em um ambiente aquecido e estimulado a urinar e defecar regularmente.
Até o momento, as autoridades não conseguiram localizar a mãe do filhote, e não há previsão de quando o animal poderá ser liberado do hospital.
Outras vítimas das queimadas no Pantanal, como uma onça com as patas queimadas e outra com graves queimaduras de terceiro grau, também foram encaminhadas ao mesmo centro de tratamento em Campo Grande. Infelizmente, uma das onças não resistiu aos ferimentos e morreu.
Portal Norte, a sua referência em notícias do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações atualizadas e confiáveis para você.