O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comemorou, nesta terça-feira (3), o avanço do Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre de 2024.

O PIB cresceu 0,9% em relação ao segundo trimestre deste ano.

As informações foram divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (3).

“Continuamos com o PIB crescendo e criando mais emprego e renda na mão dos brasileiros”, escreveu o presidente nas redes sociais.

Após a divulgação do resultado, o Ministério da Fazenda informou que fará nova revisão na projeção do PIB do Brasil para o acumulado de 2024.

A projeção oficial do governo Lula é de 3,3% no acumulado do ano. Até setembro, a estimativa era de crescimento de 3,2%.

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, também celebrou o resultado em publicação na rede social X.

“Com medidas que promovam o equilíbrio das contas públicas vamos fortalecer a economia e garantir que as conquistas perdurem. É o Brasil avançando com trabalho e responsabilidade fiscal!”.

PIB

O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil avançou 0,9% no terceiro trimestre de 2024 em relação ao segundo.

O país é o quarto com o melhor PIB no período, e na comparação interanual, entre os integrantes do G20 que divulgaram os resultados sobre o crescimento da economia.

O crescimento foi impulsionado pelo aumento do consumo das famílias e pelo avanço dos investimentos, superando expectativas de analistas, que previam alta de 0,8%.

Com esse resultado, o PIB acumulou alta de 3,3% no ano, e o IBGE revisou a projeção para o crescimento anual de 2023 de 2,9% para 3,2%. Em valores correntes, o PIB gerou R$ 3,0 trilhões entre julho e setembro.