O Instituto Mundo Azul comentou sobre o caso de espancamento contra Mateus, homem de 30 anos diagnosticado com Transtorno Espectro Autista (TEA). Diante do caso, ressaltaram a “triste realidade” de quem vive o grau 1.
Conforme a classificação do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), o grau 1 refere-se a uma forma mais leve do transtorno. Jane Ushikoshi, do sítio agroinclusivo, falou sobre aqueles que vão “para a sociedade”.
“O meu filho é grau 3 de suporte, sempre vai ter alguém de casa cuidado e protegendo, mas um autista de grau 1, que vai para a sociedade, deveria ser cuidado e protegido por ela. Infelizmente, não é o que acontece”, explica.
Caso de autista espancado em Manaus
Nesta quarta-feira (11), agrediram Mateus após o confundirem com um assaltante no conjunto Senador João Bosco, Zona Norte de Manaus. Ele estava visitando uma amiga e bateu na porta errada, sendo atacado por moradores.
Mesmo alegando ter o transtorno, o levaram a uma delegacia. Sua família compartilhou fotos dos hematomas e planeja uma manifestação no sábado (14) às 16h30, no estacionamento de um supermercado na avenida Torquato Tapajós.
A polícia registrou o caso no 12º DIP e investiga o ocorrido, mas não divulgará mais informações para não comprometer a investigação.
Saiba mais sobre o caso aqui.
Portal Norte, a sua referência em notícias do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações atualizadas e confiáveis para você.