Os furtos em Roraima, que diferentemente dos roubos não há o uso da força física ou violência, seguem como triste rotina nas casas das pessoas.

No entanto, dois municípios do sul do Estado estão muito à frente nas estatísticas.

Envie esta notícia no seu Whatsapp

Envie esta notícia no seu Telegram

Caroebe e São João da Baliza já têm mais casos de furtos nas residências, de janeiro a julho de 2023, do que em todo o ano de 2022.

Se no total os casos no presente ano ainda são menores em todo o estado em relação a 2023, em Caroebe teve mais que o dobro (cinco ocorrências nos sete meses de 2023), enquanto no ano passado houve apenas um.

Os crimes em Roraima, especificamente nas casas, já ocorreram 1.552 vezes de janeiro a julho deste ano, contra 2.787 em 2022.

Furtos em Roraima preocupa moradores de 14 municípios do estado
Roraima registra mais de 1.550 furtos nas casas nos sete primeiros meses de 2023 – Foto: Bruno Willemon/Portal Grupo Norte

Nesse sentido, em São João da Baliza o Núcleo de Estatística e Análise Criminal da Polícia Civil também mostra crescimento no assunto furtos em Roraima, especificamente nas residências.

De janeiro a julho deste ano há 23 casos de casas furtadas, enquanto em todo o ano de 2022 teve 17 ocorrências no município localizado às margens da BR-210. A rodovia também corta Caroebe, pois ambos são municípios vizinhos.

Furtos em Roraima: Casas em Boa Vista seguem sofrendo mais

Se as casas de Caroebe e São João da Baliza sofrem mais com os furtos em Roraima no ano de 2023 do que em 2022, por outro lado, a capital Boa Vista segue liderando em números absolutos.

Em Boa Vista, exatamente 1.229 residências foram furtadas na cidade de janeiro a julho deste ano, enquanto todos os outros 14 municípios somam 323 ocorrências nos sete meses.

Em 2022, por exemplo, Boa Vista teve 2.231 furtos dessa natureza, contra 556 das outras localidades do estado.

Tranquilidade mora no Uiramutã

Município mais setentrional do Brasil, Uiramutã também é o lugar mais tranquilo quando se fala sobre furtos em Roraima.

A região de serra não contabilizou nenhum episódio desse tipo nas casas dos moradores de janeiro a julho deste ano. Em 2022, um único furto foi contabilizado na localidade.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), Uiramutã tem 13.751 habitantes e é povoado em sua maioria por indígenas.

Se levarmos em consideração desde 2021, o município contabiliza até julho de 2023 apenas dois casos de furtos em casas.

RELACIONADAS

+ Venezuelano e 2 mulheres são presos por aliciar menor à prostituição, em RR

Homens que alugavam casa para tráfico de drogas são presos em RR

+ Homem é preso em Boa Vista por descumprir medida cautelar

Município menos populoso de RR, São Luiz, tem mais furtos do que Uiramutã

NOVO PAC MS destina R$ 290 mil para investimentos na Saúde e Educação de RR
Bandeira do estado de Roraima – Foto: Freepik/Divulgação

São Luiz é a cidade com menos habitantes, porém registrou no quesito furtos em Roraima mais casos do que o local mais setentrional do Brasil.

O município registrou três casos de furtos nas casas de janeiro a julho deste ano.

Somando os três últimos anos, dá um total de 21 casos dessa situação.