Ícone do site Portal Norte

Mãe e filha são presas por ‘escravidão’ de homens em Presidente Figueiredo

escravidão presidente figueiredo-capa

Mãe e filha, de 24 e 54 anos, foram presas - Foto: Divulgação/ Sérgio Carvalho/ MPT.

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) prendeu duas pessoas, mãe e filha, suspeitas de promover a escravidão de um idoso e um homem, em Presidente Figueiredo.

De acordo com a Delegacia Especializada em Crimes contra a Pessoa Idosa (DECCI) as duas mulheres, de 54 e 24 anos, mantinham os homens em condições análogas à escravidão em um sítio.

Segundo informações preliminares da PC-AM, uma das vítimas da escravidão em Presidente Figueiredo tem 63 anos e a outra, 57 anos. O crime é grave e a prisão das autoras foi convertida para preventiva, após audiência de custódia.

Entenda os crimes cometidos

Elas respondem por redução a condição análoga à de escravo, apropriação de bens da pessoa idosa, furto qualificado mediante fraude, discriminação contra a pessoa idosa, entre outros.

As atribuições das vítimas incluíam cuidar de 150 animais, entre porcos, patos, galinhas e pavões. As suspeitas ainda fizeram um empréstimo de R$ 16 mil no nome de uma das vítimas, que era mantida por escravidão por dívida.

“Eram situações precárias, impactantes para toda a equipe, uma vez que eram um idoso e um quase idoso que estavam aparentemente debilitados, com as mãos e pés calejados pelo trabalho forçado e excessivo aos quais eram submetidos”, explica a delegada Andrea Nascimento, titular da DECCI.

Escravidão no garimpo mais lucrativo da América Latina

Um dos casos mais recentes e mais significativos de resgate de condições análogas à escravidão aconteceu em abril deste ano.

A Polícia Federal descobriu mais de 70 garimpeiros em trabalho escravo em Maués, em um dos maiores garimpos da América Latina.

Os trabalhadores operavam de forma subterrânea, sem qualquer equipamento de proteção. Também acontecia a prática de escravidão por dívida.

Frigorífico suspeito de ‘escravizar’ venezuelanos

Em maio, um caso chocante mostrou como um frigorífico, localizado na zona Leste de Manaus, mantinha um grupo de venezuelanos em situação análoga à escravidão.

Os trabalhadores eram trancados sem acesso a água potável, comida e banheiro, junto de animais. O principal suspeito foi preso em flagrante.

Portal Norte conecta você às notícias mais recentes do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Conteúdo confiável e em tempo real.

Sair da versão mobile