Nesta quinta-feira (18), o pré-candidato à Prefeitura de Manaus Marcelo Ramos (PT) concedeu entrevista ao Portal Norte e fez uma avaliação sobre colocar o nome novamente na urna para as eleições municipais de 2024. A participação dele faz parte da cobertura do Norte Eleições 2024.
“Me coloco à disposição novamente, pois eu devo muito a Manaus, eu nasci em Manaus, meus pais e meus filhos também e vejo que seis pré-candidatos não falam sobre a situação de Manaus e nem apontam diagnósticos para melhorias. Uma cidade complexa como Manaus não tem seus problemas resolvidos por memes na internet, por simples desejo ou vaidade de alguém que queira ser prefeito. E por fim, eu recebi o convite do maior líder politico do poder público desse país, que é o presidente Lula e atendi com muita honra”, diz.
Para a avaliação da cidade de Manaus, Marcelo Ramos frisa uma capital com muitos problemas a serem resolvidos, como a falta de solução e estruturas.
“O manauara está perdendo tempo de vida principalmente com a mobilidade urbana, com dificuldades de deslocamento, saneamento básico. Não tem cabimento uma cidade como Manaus ter menos de 20% de cobertura de saneamento básico. Nós precisamos avançar, Manaus precisa chegar rápido em cobertura de coletas e saneamento de esgoto, esses são alguns dos problemas presentes na cidade, além de moradia habitacional”, destaca o pré-candidato.
Para o pré-candidato, com um orçamento de R$ 9 bilhões, fora os ajustes da arrecadação municipal, dá para fazer muito mais do que já tem sido feito pela cidade.
“Esse é um orçamento que não resolve todo o problema de Manaus, mas é capaz de atender os problemas básicos da cidade, pois um prefeito alinhando com o governo federal, que dedica o melhor para a cidade, pode solucionar para tornar a nossa cidade um lugar melhor para se viver”, frisa Marcelo Ramos.
O pré-candidato do PT acredita que há um problema grave na educação, principalmente no ensino fundamental, que precisa ser melhorado.
“Esse problema é carregado por toda a vida escolar da criança, do jovem e do adolescente, pois ninguém vai voltar para ensinar ele a aprender o que ele perdeu naquela etapa. Temos que fortalecer muito o ensino do português e da matemática no ensino fundamental I. A saúde em Manaus sempre teve uma cobertura muito baixa na rede de atenção básica, nós precisamos chegar a 100%”, destaca Ramos.
Em relação à mobilidade urbana, o pré-candidato acredita que Manaus pode avançar cada dia mais se parar com “a ilusão de que o que resolve o problema de mobilidade urbana é só construir viadutos”.
“Isso é fundamental, sim, porém precisamos de ordenamento urbano, para facilitar a vida do cidadão, ocupar prédios abandonados e levar serviços para bairros mais distante”, finaliza o pré-candidato.