A oposição do governo no Congresso pretende pedir o impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
A articulação começou após a Folha de S.Paulo divulgar que o gabinete de Moraes deu ordens, não oficiais, para que fossem produzidos relatórios contra bolsonaristas, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Segundo informações da Folha, o movimento de Alexandre de Moraes teria sido feito por meio de mensagens de texto.
O objetivo, era supostamente embasar suas decisões contra aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no inquérito das fake news e das milícias digitais.
O que diz o ministro Alexandre de Moraes
Em nota, o gabinete de Moraes afirmou que, no curso das investigações, diversas determinações, requisições e solicitações foram feitas a vários órgãos do governo, inclusive ao TSE.
“Os relatórios simplesmente descreviam as postagens ilícitas realizadas nas redes sociais, de maneira objetiva, em virtude de estarem diretamente ligadas às investigações de milícias digitais”.
Além disso, o ministro afirmou que todos os procedimentos foram oficiais.
“Todos os procedimentos foram oficiais, regulares e estão devidamente documentados nos inquéritos e investigações em curso no STF, com integral participação da Procuradoria Geral da República”, encerra o texto.
Pedido de impeachment
A senadora Damares Alves (Republicanos) afirmou nesta terça-feira (13) que o senador Eduardo Girão (Novo) apresentará um pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes.
Além disso, Damares pediu que o magistrado renuncie “pelo bem da democracia”.
“Temos mais de uma dezena de senadores que já manifestaram interesse em assinar. Se 5% do que foi divulgado hoje for verdade, espero que o ministro ainda durante esta noite ou esta madrugada, coloque a cabeça no travesseiro, reflita bastante e no raiar do dia apresente o pedido de renúncia. Vai ser mais fácil para todo mundo. É o mínimo que ele poderia fazer agora pela garantia de nossa democracia”, disse a senadora.
Damares afirmou ainda que os parlamentares farão uma coletiva de imprensa nesta quarta-feira (14), às 16h, para detalhar o pedido de impeachment.
Seu ponto de acesso para notícias no Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e
Rondônia é o Portal Norte. Porque aqui tem informação atualizada e de confiança.