O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu início ao desfile cívico-militar de 7 de Setembro na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, às 9h14 deste sábado (7). O tema deste ano é “Democracia e Independência. O Brasil no Rumo Certo.”

Chegando à Esplanada em um carro aberto, o tradicional Rolls-Royce presidencial, o presidente Lula revisou as tropas próximas ao Palácio do Planalto antes da cerimônia.

Lula foi recebido pelo ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, e pelos comandantes das Forças Armadas.

Quem esteve no desfile?

Na tribuna de honra, ao lado de Lula, estavam presentes o vice-presidente Geraldo Alckmin, o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, e os ministros da Corte Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Cristiano Zannin e Edson Fachin.

Também estavam na tribuna o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, e os ministros Ricardo Lewandowski (Justiça e Segurança Pública), Rui Costa (Casa Civil), Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Cida Gonçalves (Mulheres), Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima), Alexandre Silveira (Minas e Energia), Esther Dweck (Gestão e Inovação em Serviços Públicos) e Margareth Menezes (Cultura).

Também estiveram presentes o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e o ministro da Secretaria Extraordinária da Presidência da República para Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta. Eles participaram da cerimônia em reconhecimento ao estado afetado pelas intensas chuvas em maio.

Quem levou falta?

Por outro lado, foram notadas as ausências do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, e da primeira-dama, Janja da Silva.

A primeira-dama estava ausente devido a um convite para participar da 5ª Celebração do Dia Internacional para Proteger a Educação de Ataques, em Doha, feito pela xeica do Catar, Mozha bin Nasser al-Missned.

O público nas arquibancadas do Eixo Monumental, em frente à tribuna das autoridades, deu uma calorosa recepção ao presidente Lula na sua chegada. A organização do evento estima que cerca de 30 mil pessoas estiveram presentes na celebração da Independência.

Fique informado com o Portal Norte, seu portal de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias precisas e atualizadas.