Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça, autorizou a abertura do inquérito para investigar e apurar as acusações de assédio sexual contra o ex-ministro Silvio Almeida.
A abertura do processo acontece após a Polícia Federal enviar ao Supremo um relatório sobre o caso.
A intenção da corporação era de que o STF conseguisse definir a instância do julgamento das acusações contra Almeida.
No cargo de minitro, Silvio Almeida ainda tinha foro privilegiado, contudo, ao ser demitido por Lula, não está claro qual instância o ex-ministro deve ser julgado, uma vez que os supostos abusos aconteceram enquanto ele liderava o ministério.
Vale lembrar que Mendonça pediu a opinião da Procuradoria Geral da República (PGR) em relação à competência da Corte para realizar a análise dos supostos casos de assédio cometidos por Silvio Almeida.
Silvio Almeida é demitido após acusações de assédio sexual
Em 5 de setembro, uma nota da organização Me Too Brasil acusou Silvio Almeida de assédio sexual contra várias mulheres. A ministra de Igualdade Racial, Anielle Franco também teve o nome envolvido, pois, de acordo com testemunhas, também sofreu com episódios de assédio.
Após as acusações, Lula decidiu escutar Anielle e, no mesmo dia, demitiu o ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida.
A responsável por assumir a pasta seria a então secretária Rita de Oliveira, contudo, ela decidiu se demitir no dia 6 de setembro.
Atualmente, a responsável por comandar o Ministério dos Direitos Humanos é a Macaé Evaristo.
Portal Norte é um portal de notícias que traz as últimas novidades do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias confiáveis e atualizadas para manter você bem informado.