Já decolou do Aeroporto Internacional Rafic Hariri, localizado no Líbano, o avião KC-20 da FAB (Força Aérea Brasileira) responsável pelo quarto voo que trará repatriados ao Brasil.
Nesta sexta-feira (11), estão a bordo 211 passageiros, que inclui 12 crianas de colo. Assim como em outros voos, o avião KC-30 fará uma parada técnica em Lisboa, Portugal.
De acordo com o Governo, a previsão é que a aterrissagem na Base Aérea de São paulo, Guarulhos, aconteça no próximo sábado (12).
Ao chegar no território brasileiro, as famílias são recebidas por equipes especializadas do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome e também da Agência da ONU para as Migrações (OIM).
Todos são avaliados e, em caso de necessidade, acolhidos em abrigos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), de hospedagem temporária e podem integrar a programas sociais do Governo Federal, como o Bolsa Família, nos casos de famílias em condição de vulnerabilidade.
Com a chegada do 4° voo, o Brasil terá resgatado 885 passageiros e 11 animais de estimação do Líbano em apenas uma semana.
Conflito entre Israel e grupo Hezbollah do Líbano
A situação de emergência no Líbano decorre dos confrontos entre Israel e o grupo libanês Hezbollah. O conflito teve início em outubro de 2023, após um ataque do Hamas, grupo extremista palestino aliado ao Hezbollah.
Desde então, as tensões entre Israel e Hezbollah aumentaram, especialmente após dois ataques a dispositivos de comunicação utilizados pelo grupo libanês.
Esses ataques resultaram em 32 mortos e mais de 3 mil feridos. Em resposta, Israel lançou bombardeios em áreas do Líbano, atingindo principalmente regiões habitadas por civis.