O presidente Lula (PT) sofreu um acidente doméstico no Palácio do Alvorada neste sábado (19), resultando em um ferimento na cabeça.

Lula viajaria à Rússia para participar da cúpula dos Brics, mas cancelou a ida por conta do acidente. No lugar dele, foi Mauro Vieira, ministro de Relações Exteriores.

Em entrevista exclusiva à CNN, o médico pessoal de Lula, Dr. Roberto Kalil Filho, que o atendeu no Hospital Sírio-Libanês de Brasília, deu detalhes sobre o quadro clínico do presidente.

Kalil explicou que Lula chegou ao hospital com traumatismo craniano, após bater a parte de trás da cabeça.

O ferimento precisou de sutura, e exames de tomografia e ressonância indicaram um pequeno sangramento na região temporal, localizada na frente da cabeça. “Isso acontece porque, em quedas, o impacto pode lesionar a parte frontal”, detalhou o médico.

Apesar do impacto, o presidente não perdeu a consciência. “Ele não desmaiou, não escorregou, nem nada disso”, afirmou Kalil, destacando que Lula permaneceu consciente durante todo o incidente.

O médico recomendou que o presidente evite viagens longas nas primeiras 24 horas após o acidente, devido ao traumatismo craniano.

No entanto, ele assegurou que Lula já pode retomar suas atividades normais e que “está tudo bem com o presidente”, ressaltando que os próximos dias serão apenas de observação.

*Com informações da CNN