Durante a 15ª edição do Fórum de Governadores, em Brasília, o governador de Roraima, Antonio Denarium (Progressistas), foi questionado sobre a pressão de deputados federais para que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) retome o julgamento que pode levar à cassação de seu mandato e do vice, Edilson Damião (Republicanos).
Denarium, no entanto, fugiu da pergunta. “É um tema de extrema importância para o Brasil”
O governador preferiu resumir a conversa que teve durante a reunião com os demais governadores presentes.
“O Brasil tem que tratar esse assunto com mais agilidade, o governo federal, através do ministério da justiça, do congresso nacional e a presidência da republica, eles estão empenhados a apoiar todas as sugestões para fazer alterações na legislação da segurança pública do brasil”, disse o governador após ignorar a pergunta sobre a retomada de sua cassação.
A pressão dos deputados
Cinco parlamentares federais de Roraima, incluindo Duda Ramos (MDB), Helena Lima (MDB), Albuquerque (Republicanos), Gabriel Mota (Republicanos) e Nicoletti (União Brasil), têm cobrado a retomada do processo, que está suspenso desde agosto. julgamento ainda em 2024.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) havia prometido retomar o caso após o segundo turno das eleições municipais, mas até o momento não há previsão de continuidade.