A Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial da Câmara dos Deputados vai discutir nesta quarta-feira (4) sobre o fim da escala 6×1, jornada padrão entre os trabalhadores brasileiros.
A audiência está marcada para acontecer às 16h. O debate será realizado no plenário a pedido da deputada Erika Hilton (PSOL), que defende a redução da jornada de trabalho.
“É de conhecimento geral que a jornada de trabalho no Brasil frequentemente ultrapassa os limites razoáveis, sendo a escala de trabalho 6×1 uma das principais causas de exaustão física e mental dos trabalhadores”, afirmou Erika, segundo a Agência Câmara de Notícias.
“A carga horária imposta por essa escala afeta negativamente a qualidade de vida dos empregados, comprometendo sua saúde, bem-estar e relações familiares”.
PEC para o fim da escala 6×1
Tema de discussões na internet e também pauta recente no governo, a proposta de emenda à Constituição (PEC) foi fundada pelo Ricardo Azevedo (PSOL) e tem a deputada Erika Hilton como autora no Congresso.
A PEC tem o objetivo de acabar com a jornada de trabalho que obriga profissionais a trabalharem seis dias da semana e terem apenas um descanso semanal. A proposta é que a nova escala de trabalho seja de 4×3, ou seja, quatro dias trabalhados e três para descanso do funcionário.
Apesar de conseguir assinaturas suficientes para tramitar a PEC, há oposições contra a proposta de emenda. Opositores preferem a negociação direta entre empregado e empregador.