A grave seca da Amazônia fez com que o rio Madeira batesse recordes de mínimas históricas novamente. Na sexta-feira (20), o nível do rio foi registrado e chegou a 40 centímetros em Porto Velho.
Essa é a menor marca em quase 60 anos, uma vez que o monitoramento do rio começou a partir de 1967 pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB).
Com aproximada 1,5 mil quilômetros de extensão em água doce, o io Madeira é considerado um dos maiores do mundo. Ele também é o mais longe e importante afluente do rio Amazonas.
Essa situação crítica impacta diretamente o transporte de cargas em Porto Velho, com o principal porto da capital registrando uma queda de 60% no escoamento de produtos como milho, soja e fertilizantes.
Além disso, cerca de 50 comunidades ribeirinhas vivem nas margens do rio em Porto Velho.
Mais recursos para os estados
O ministro-chefe da Casa civil, Rui Costa, garantiu a liberação de mais recursos do Governo Federal para enfrentar as queimadas e secas que afetam várias regiões do Brasil.
O valor total já soma aproximadamente R$ 1 bilhão, incluindo as linhas de crédito e os recursos liberados pelo BNDES.
Participaram da reunião os governadores de Pará, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Amazonas, Acre, Tocantins e Roraima, além de vice-governadores de Rondônia e Amapá.
Com informações do portal g1.
Portal Norte é um portal de notícias que traz as últimas novidades do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias confiáveis e atualizadas para manter você bem informado.