Na última segunda-feira (3), uma adolescente foi sequestrada e estuprada enquanto voltava da escola em Nova Mamoré (RO). De acordo com o boletim de ocorrência, a menina foi abordada por dois homens encapuzados que a forçaram a entrar em um carro.
Em seguida, a ameaçaram repetidamente enquanto a levaram para um local desconhecido. Assim, quando chegou ao destino, foi estuprada e teve o celular roubado.
Após o crime, os homens abandonaram a adolescente em outro ponto da cidade. Assim, ela conseguiu chegar a um hospital e pedir ajuda.
Por fim, a equipe médica prestou atendimento e acionou a Polícia Militar de Rondônia. Apesar das buscas realizadas na região, ainda não conseguiram localizar o veículo descrito pela jovem.
A vítima permanece sob cuidados médicos, acompanhada dos responsáveis. Além disso, o caso segue sob investigação da Polícia Civil.
Em 2023, Rondônia registrou uma taxa de 250,4 casos de estupro por 100 mil crianças e adolescentes, uma das mais altas do país.
A violência sexual atinge principalmente meninas, que representam 87,3% das vítimas, e a faixa etária mais vulnerável é entre 10 e 13 anos.
Esses dados fazem parte do Anuário Brasileiro de Segurança Pública e do Atlas da Violência, que destacam um aumento nas notificações em relação aos anos anteriores.
Entre as crianças e adolescentes vítimas de estupro, a maioria está inserida em contextos de vulnerabilidade doméstica e social, como o caso da jovem ao sair da escola em Nova Mamoré (RO) nesta semana.
No Brasil, em 2023, houve 61.153 registros de estupro, sendo crianças e adolescentes as principais vítimas, especialmente no grupo de 10 a 14 anos, que representaram 48,3% dos casos.