O Departamento Estadual de Trânsito de Roraima (Detran-RR) divulgou dados sobre a redução no número de infrações de trânsito no estado.
De acordo com o órgão, a análise da Divisão de Fiscalização de Trânsito (DFIT) mostrou uma diminuição de 32,54% nas infrações registradas nos meses de outubro e novembro de 2023.
+ Envie esta notícia no seu Whatsapp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
Em outubro, foram contabilizadas 1.656 infrações, enquanto em novembro esse número caiu para 1.117.
O diretor de Segurança do Trânsito do Detran-RR, Gueres Mesquita, destacou a importância da conscientização da população e do cumprimento das leis de trânsito.
Mesquita ressaltou que, apesar da redução na infração “Sem cinto de segurança”, ela continua sendo a mais registrada.
“Tivemos uma redução na infração sem cinto de segurança, mas ainda continua ocupando a primeira posição no ranking de infrações. Então os motoristas devem redobrar a atenção quanto ao uso desse dispositivo de segurança que salva vidas”, disse o diretor.
Ranking de Infrações de trânsito em Roraima
A infração mais recorrente foi “Sem cinto de segurança”, que apresentou uma redução de 34,93%, passando de 581 casos em outubro para 371 em novembro.
Apesar da diminuição, ela ainda mantém a primeira posição no ranking de infrações mais cometidas.
Outra infração que mostrou uma queda significativa foi o uso do celular, que registrou 252 casos em outubro e 158 em novembro, representando uma redução de 37,30%.
Veículo sem licenciamento, ficou na terceira posição. A infração teve 163 casos em outubro e 131 em novembro, indicando uma redução de 19,63%.
A infração “Sem CNH” ocupou a quarta posição no ranking, com uma redução de 21,25%, passando de 160 casos em outubro para 126 em novembro.
O não uso do cinto de segurança está entre as infrações de trânsito mais cometidas
Segundo o Detran-RR, o uso do cinto de segurança é uma medida fundamental para preservar vidas no trânsito.
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece que a não utilização do cinto, conforme o artigo 65, configura uma infração grave.
A penalidade inclui uma multa de R$ 195,23 e a adição de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do condutor. Além disso, o veículo só é liberado após a colocação do equipamento de segurança pelo infrator.
RELACIONADAS
+ 20 veículos blindados são enviados para fronteira do Brasil com Venezuela
+ Quase 1 tonelada de drogas é apreendida pela Polícia Federal em RR
+ Carro capota após bater em picape estacionada em avenida de Boa Vista