O Outubro Rosa, campanha internacional de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, ganha força em Roraima.
A iniciativa, realizada anualmente, destaca a necessidade de informar mulheres sobre os riscos, sintomas e a importância de exames preventivos, como a mamografia.
No Estado, várias instituições estão se mobilizando para reforçar essa conscientização.
OAB Roraima
A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Roraima (OAB-RR), por meio da Comissão da Mulher Advogada (CMA/OAB-RR) e com o apoio da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA-RR), lançou na última terça-feira (1º) a campanha “Se Toque”.
A ação visa reforçar a prevenção ao câncer de mama e colo do útero.
O presidente da OAB-RR, Ednaldo Gomes Vidal, participou da cerimônia de abertura das atividades do Outubro Rosa no Hospital de Amor de Roraima. Na ocasião, foi firmada uma parceria para a realização de exames destinados às advogadas.
“Nós encaminhamos ofício ao Hospital de Amor nesta quarta-feira, para que seja estabelecido um dia para que todas as mulheres advogadas possam ter acesso aos exames oferecidos pela unidade móvel, como forma de prevenir o câncer”, disse o presidente.
Assembleia Legislativa de Roraima
Além disso, a Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) segue apoiando vítimas de câncer por meio de leis e ações sociais. Entre as iniciativas, está a campanha “Mechas de Esperança”, que está em sua segunda edição.
Desenvolvida pelo Centro Humanitário de Apoio à Mulher (Chame) em conjunto com a Liga Roraimense de Combate ao Câncer (LRCC), a ação arrecada mechas de cabelo ao longo do ano para confeccionar perucas. Neste ano, já foram produzidas 50 perucas, que serão doadas a mulheres em tratamento contra o câncer.
“Os fios de cabelo são fundamentais para a autoestima da mulher, então quando ela os perde, sente-se mais enfraquecida. Quando doamos a peruca, estamos devolvendo a dignidade dessas mulheres que se sentem mais fortes para enfrentar o processo de tratamento”, disse a diretora da Secretaria Especial da Mulher (SEM), Glauci Gembro.
A psicanalista do Chame, Janaína Nunes, destacou que, além dos desafios de saúde, a violência doméstica pode agravar o quadro das pacientes. Segundo ela, esse aspecto emocional ainda é pouco abordado nas campanhas de prevenção.
Secretaria de Educação
Nas redes sociais, a Secretaria Estadual de Educação (SEED) também declarou seu apoio ao Outubro Rosa.
A SEED ressaltou a importância da conscientização e do autocuidado, levando a mensagem de prevenção às alunas, professoras, mães e toda a comunidade escolar, com o objetivo de salvar vidas.
Secretaria de Saúde
A Secretaria de Saúde (Sesau) está divulgando no seu site oficial como funciona o fluxo para buscar o exame de mama, que deve ser feito anualmente. Confira:
1º – Atendimento inicial na UBS, onde o médico clínico geral vai identificar a necessidade de uma consulta com médico especialista.
2º – Na própria UBS, a unidade vai solicitar uma consulta com o médico especialista do centro de referência em saúde da mulher – CRSM.
3º – O acompanhamento especializado é realizado pelo centro de referência da saúde da mulher, enquanto que a pessoa em tratamento para o câncer é na Unacon-RR, localizada na estrutura do hospital geral de Roraima Rubens de Souza Bento.