Dor no estômago? Chás naturais podem ser aliados poderosos para aliviar os desconfortos, além de fornecerem propriedades relaxantes que atuam no sistema digestivo.
Embora não substituam orientações e diagnóticos médicos, os chás são opções viáveis para ajudar na dor de estômago.
Chás bom para dor no estômago
Chá de gengibre: com diversas vantagens, o chá de gengibre possui substâncias com propriedades anti-inflamatórias e antieméticas, que ajudam a aliviar a inflamação no esófago e também reduz a acidez do estômago. Além disso, é um chá poderoso para quem sofre com a sensação de queimação no estômago.
Modo de preparo: Lave e descasque o gengibre. Corte-o em fatias finas ou pedaços pequenos e depois coloque a água para ferver em uma panela. Assim que ferver, adicione o gengibre e deixe cozinhar em fogo baixo por 10 a 15 minutos. Coe o chá, e, se desejar, adicione mel, limão ou canela a gosto.
Chá de alteia: é conhecido por suas características calmantes e também anti-inflamatórias, sendo recomendado para quem sofre com dores de estômafo. A alteia possui uma substância gelatinosa que ajuda na proteção e revestimento do estômago, aliiando irritações.
Modo de preparo: Ferva a água e, em seguida, desligue o fogo. Adicione a raiz de alteia à água quente. Tampe e deixe em infusão por 10 a 15 minutos. Coe o chá antes de beber.
Chá de boldo: tem propriedades digestivas, anti-inflamatórias, antiespasmódicas e adstringentes, que ajudam na diminuição da acidez estomacal, além de proteger o revestimento do estômafo e aliviar o desconforto na barriga.
Vale detacar que o chá de boldo pode causar efeitos colaterais e é contraindicado para grávidas, pessoas com pedra na vesícula, inflamação das vias biliares, pancreatite e hepatite aguda. Dessa forma, evite consumir o chá em excesso.
Modo de preparo: Ferva a água e desligue o fogo. Adicione as folhas de boldo à água quente. Tampe e deixe em infusão por 5 a 10 minutos. Coe o chá e beba em seguida.