Uma pesquisa conduzida por cientistas alemães e ingleses revelou que uma relação sexual satisfatória, com orgasmo, pode ajudar a descongestionar o nariz.
De acordo com o estudo, o sexo tem efeitos comparáveis aos de sprays nasais.
O estudo foi publicado em 2021 no Ear, Nose & Throat Journal e conduzido por equipes da Universidade Hospital Heidelberg, na Alemanha, e do York District Hospital, na Inglaterra. Apesar de ter uma amostragem pequena, a pesquisa foi bem recebida pela comunidade científica.
Em 1897, o médico alemão Wilhelm Fliess já havia sugerido uma conexão entre eles. A pesquisa moderna buscou comprovar essa relação com base em dados científicos.
Fazer sexo ajudar descongestionar o nariz
O orgasmo gera a liberação de substâncias químicas no corpo, como endorfina, dopamina, serotonina e ocitocina, responsáveis por proporcionar relaxamento e bem-estar. Além disso, a atividade sexual dilata os vasos sanguíneos, melhorando a circulação.
Esse efeito pode ser benéfico não apenas para o nariz, mas também para o sistema vascular e o cérebro, contribuindo para a redução do estresse e melhoria da memória e concentração.
Como foi feito o estudo
Os pesquisadores acompanharam 18 casais heterossexuais em cinco momentos: antes do sexo, logo após o orgasmo, e em intervalos de 30 minutos, uma hora e três horas após a relação. Somente os dados de casais que alcançaram o orgasmo foram contabilizados.
No dia seguinte, os mesmos participantes utilizaram sprays descongestionantes, e os resultados foram comparados.
As medições feitas com aparelhos especializados mostraram que o fluxo nasal melhorou significativamente logo após o orgasmo, com efeitos semelhantes ao uso de um spray nasal. No entanto, a melhora durou apenas 60 minutos.
Agora, os cientistas pretendem investigar se a masturbação pode trazer benefícios semelhantes, oferecendo uma alternativa “natural” aos sprays nasais para quem sofre de congestão.
Com informações de Galileu e Viva Bem.
Seu ponto de acesso para notícias no Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia é o Portal Norte. Informações atualizadas e de confiança.