O rio Negro, que banha o Porto de Manaus, desceu mais seis centímetros nesta quinta-feira (18). Apenas em julho, o afluente reduziu aproximadamente 66 centímetros.
Conforme a medição do Porto de Manaus, o rio Negro marcou, nesta quinta-feira, 26,14 metros. No dia anterior, a marca era de 26,20 metros.
A seca no rio Negro iniciou no dia 23 de junho, quando o rio desceu 1 centímetro e registrou 26,84 metros. Desde então, o rio desceu ao todo cerca de 71 centímetros.
No ano em que o Amazonas enfrentou uma seca história, em 2023, o rio Negro marcou, no dia 18 de julho, 27,46 metros, 1 metro a mais em comparação à marcação de hoje.
A medição também mostra que antes do início da seca, o nível do rio Negro já estava abaixo da cota do ano anterior.
Em 2023, na última subida, o rio Negro marcou 28,30 metros no dia 13 de junho, enquanto em 2024, o afluente registrou, dias antes de descer, 26,85 metros.
O Governo do Amazonas prevê que o estado enfrentará a maior estiagem da história nos próximos meses.
Seca 2024
A severa seca de 2023 isolou muitas comunidades no Amazonas, e dificultou o acesso à água potável, transporte e alimentos.
A redução dos níveis dos rios também impactou negativamente as empresas que dependem de transporte fluvial. O nível baixo das águas comprometeu o fluxo de mercadorias e pessoas por conta da falta de navegabilidade.
Portal Norte é um portal de notícias que traz as últimas novidades do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias confiáveis e atualizadas para manter você bem informado.