O Pix por aproximação é a funcionalidade mais recente do sistema de pagamentos instantâneos no Brasil. 

Já disponível em alguns bancos e instituições financeiras como Itaú, C6 Bank e PicPay, ele permite que pagamentos sejam feitos apenas aproximando o celular da maquininha, semelhante ao funcionamento de cartões contactless. 

Inicialmente, a funcionalidade é acessível para dispositivos Android que possuem NFC e estão vinculados a carteiras digitais, como o Google Wallet.

A adesão de outras instituições financeiras continua em andamento, e muitos usuários de outras plataformas digitais estão aguardando a expansão dessa funcionalidade.

Novidades adicionais do Google em relação ao Pix

Além da funcionalidade de pagamento por aproximação, o Google anunciou uma simplificação para pagamentos com Pix diretamente em aplicativos e no navegador Chrome. 

Agora, usuários podem selecionar o Pix como método de pagamento em apps como o da Zona Azul e, com um simples toque, escolher a conta desejada para finalizar a transação. No Chrome, a opção de pagar com GPay e escolher a conta do Pix já cadastrada proporciona mais conveniência ao consumidor.

O Futuro do pagamento por aproximação no Brasil

A expansão do Pix por aproximação promete beneficiar tanto consumidores quanto comerciantes, proporcionando uma experiência de pagamento mais rápida e segura. 

No entanto, para que a nova funcionalidade alcance todo o seu potencial, será essencial superar as barreiras de disponibilidade e garantir que a tecnologia seja amplamente aceita em diferentes tipos de maquininhas e dispositivos.

Com a data regulatória de fevereiro de 2025 no horizonte, espera-se que a adoção seja impulsionada por uma combinação de melhorias tecnológicas, investimentos em infraestrutura e campanhas educacionais para o público.