No próximo dia 27 de outubro será realizado o 2º turno das Eleições Municipais 2024 em algumas cidades do Brasil. Entre elas, Palmas, que terá segundo turno pela primeira vez. E o Tribunal Regional Eleitoral (TER-TO), reforça que não será possível realizar o voto em trânsito.

Aqueles eleitores e eleitoras que estiverem fora da cidade em que votam, precisarão justificar seu voto. Isso porque só é permitido votar em trânsito, nas eleições gerais, que são para Presidência da República, Senado Federal, assembleia legislativa, Câmara Legislativa do Distrito Federal, Câmara dos Deputados e governos estaduais.

A justificativa nessas Eleições Municipais 2024, pode ser feita de forma digital, por meio do e-Título ou presencialmente, entregando o Requerimento de Justificativa Eleitoral. Isso é feito nas mesas receptoras de votos ou justificativas.

Quem não conseguir justificar o voto na data do 2º turno, tem um prazo de 60 dias para justificar a ausência. O procedimento também pode ser feito pelo e-Título.

Outra forma é por meio do Sistema Justifica ou entregando o Requerimento de Justificativa Eleitoral, pós eleição, para a autoridade judiciária da zona eleitoral responsável pelo título. Em qualquer uma dessas opções, o eleitor ou eleitora precisa anexar a documentação comprobatória da impossibilidade de comparecimento ao pleito.

Ao todo, 15 capitais terão segundo turno nas Eleições Municipais 2024, entre elas, Palmas. Estão na disputa o candidato Eduardo Siqueira (Podemos) e Janad Valcari (PL).