O Ministério Público do Tocantins (MPTO) instaurou uma investigação para apurar os impactos ambientais do desabamento da ponte JK, na última segunda-feira (23). Durante a queda da ponte, dois caminhões que carregavam materiais tóxicos caíram no Rio Tocantins.
Os veículos carregavam ácido sulfúrico e soda cáustica. Devido a esse fator, os bombeiros mergulhadores suspenderam imediatamente as buscas por vítimas e o poder público aconselhou contra o uso da água do rio para consumo e uso.
MPTO instaura investigações
Para o MPTO “o desabamento da ponte representa um risco alarmante não apenas para a saúde da população, mas também para o equilíbrio ecológico da região.”.
O Ministério Público instaurou providências imediatas para investigação dos impactos ambientais. O órgão já notificou o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), IBAMA, secretarias estaduais de meio ambiente, defesa civil e corpos de bombeiros do Tocantins e Maranhão.
As exigências incluem:
- Relatórios detalhados sobre as cargas químicas transportadas pelos caminhões envolvidos no acidente.
- Laudos técnicos sobre a contaminação da água do rio Tocantins e planos emergenciais para sua descontaminação.
- Informações sobre registros de intoxicação e medidas de proteção para as comunidades ribeirinhas.
- Adoção de estratégias para garantir a segurança e fluidez no tráfego das rotas alternativas.
Prazos para a entrega de relatórios
O prazo estipulado pelo MPTO para a entrega de informações sobre o ocorrido será de cinco dias corridos. Dentro deste tempo, os órgãos responsáveis devem apresentar respostas detalhadas e diagnósticos preliminares.
A medida foi formalizada por portaria assinada pelo promotor de Justiça Elizon de Sousa Medrado, da Promotoria de Plantão da 8ª Regional. Para o promotor, esse caso é de extrema gravidade.
O Portal Norte segue acompanhando os desdobramentos legais, políticos e cívicos da queda da Ponte JK. Mais informações sobre a desabamento podem ser encontradas em outras matérias do Portal Norte, por meio deste link.