A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) está alertando os assistidos para que não caiam no golpe do pix neste ano de 2025. O alerta é sobre a prestação dos serviços jurídicos prestados pela instituição, que são gratuitos, ou seja, sem cobranças via pix.

A DPE informou que não entra em contato por meio de aplicativos como WhatsApp, para pedir Pix ou outra forma de pagamento, para consultar ou dar andamento ao processo.

Só no ano de 2024, a instituição identificou diversas tentativas de golpe do pix ou fraudes. Algumas pessoas receberam mensagens, se passando por defensores e defensoras públicos (as) e também servidores. Ao abordar o cidadão, o golpista solicitava pagamentos indevidos.

Os golpistas que entravam em contato com os assistidos por meio de aplicativos de mensagens. Eles se passavam por membros da DPE e exigia valores para dar andamento a processos judiciais. Aplicando assim o golpe do pix.

Por isso, a DPE orientou que se alguém entrar em contato se apresentando como defensor público ou até mesmo se passando por servidores e pedir qualquer pagamento ou informações financeiras, denuncie.

A instituição alerta ainda para o detalhe de que, geralmente, o golpista usa a foto do perfil e nome da defensora ou defensor público. Para conferir os contatos oficiais da DPE, você pode acessar o site da instituição.