Ícone do site Portal Norte

Defensoria Pública do DF terá posto de atendimento a mulheres na CLDF

Defensoria Pública do DF abre novo posto para atender mulheres vulneráveis

Defensoria Pública do DF abre novo posto para atender mulheres vulneráveis - Foto: Larissa Calixto (ASCOM/DPDF)

Nesta terça-feira (21), a Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) inaugurou um novo posto de atendimento dedicado exclusivamente a mulheres em situação de vulnerabilidade.

O novo espaço está situado na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) e funciona como uma extensão do Núcleo de Assistência Jurídica de Promoção e Defesa das Mulheres.

O objetivo é reforçar a proteção e defesa dos direitos das mulheres no DF.

Funcionamento permanente e comemorações

O posto funcionará de forma permanente e foi inaugurado no mês em que a Lei Maria da Penha completa 18 anos, simbolizando um marco na proteção dos direitos das mulheres no Brasil.

Outros serviços disponíveis

Além do novo posto, a Defensoria Pública do DF oferece outros serviços dedicados à defesa dos direitos das mulheres. O Núcleo de Defesa da Mulher (Nudem), localizado no Fórum José Júlio Leal Fagundes, próximo à Rodoviária Interestadual, proporciona apoio jurídico e psicossocial a vítimas de violência de gênero.

A DPDF também realiza o projeto ‘Dia da Mulher’, que oferece uma variedade de serviços mensais para mulheres em situação de vulnerabilidade.

Atendimento e contatos

Mulheres vítimas de violência doméstica podem utilizar o canal exclusivo de atendimento pelo ramal 2 do Disque Defensoria 129.

Desde a implementação da Central de Relacionamento com os Cidadãos (CRC), é possível obter orientações jurídicas e tirar dúvidas sem precisar se deslocar aos núcleos da Defensoria.

A ligação para o número 129 é gratuita dentro do Distrito Federal. Para pessoas fora do DF, o atendimento pode ser realizado pelo telefone (61) 3465-8200, disponível de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h25 e das 13h15 às 16h55.

Para apoio imediato, mulheres em situação de violência podem contatar os canais de denúncia, como o 190 (Polícia Militar), o 180 (Central de Atendimento à Mulher) e as delegacias especializadas.

A Central 162, ramal 2, do Participa DF também faz o primeiro atendimento, acolhendo, compreendendo as necessidades das vítimas e orientando sobre o acesso aos serviços da DPDF.

Fique informado com o Portal Norte, seu portal de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias precisas e atualizadas.

Sair da versão mobile