O novo regulamento do Festival Parintins, publicado na quarta-feira (24), chamou atenção por conta das novas regras de penalidade. Nas redes sociais, internautas comentam que a nova diretriz pode afetar a desenvoltura do item Amo do Boi.

Tal regra determina o seguinte: “Será penalizado o Boi-Bumbá que através de seu item
Apresentador e/ou Amo do Boi, elogiar, ofender ou provocar por palavras, gestos ou qualquer outro meio o Boi- Bumbá adversário e/ou seus itens”.

Segundo avaliações na internet, o novo regulamento pode afetar no desempenho do Amo do Boi Garantido, João Paulo Faria. No comando de “JP”, o item voltou a ficar popular por tecer versos de desafio, tática já explorada por antigos Amos do Boi.

Apesar do foco estar em João Paulo, por conta dos versos “provocativos”, tal regulamentação também afeta o Amo do Boi Caprichoso, Prince, e aos apresentadores Israel Paulain (Garantido) e Edmundo Oran (Caprichoso).

O que diz o novo regulamento do Festival de Parintins?

O descumprimento do artigo 55, do capítulo 8 do Regulamento, pode acarretar perda de 0,2 décimos por cada ocorrência. Dentro de tal artigo está o inciso 2º, onde fala sobre “provocar por palavras, gestos, ou qualquer outro meio” a agremiação adversária, bem como seus itens.

A leitura da regra tem variado, conforme cada interpretação. Uns acreditam que existe “margem” aos versos de desafio, uma vez que não afetem o regulamento. Por outro lado, outros acreditam que a nova diretriz impede a aplicação da tática em arena.

O que os Amos dos Bois pensam sobre as novas regras?

O Portal Norte entrou em contato com o Boi Garantido e Boi Caprichoso, porém até o fechamento deste material não obteve resposta.

Além disso, os representantes do item também foram contatados, com apenas o retorno do “Prince do Caprichoso”.

O representante do lado azul afirmou que precisa estar à par do regulamento e ouvir a opinião do “time de fiscais, conselho de artes”. Além disso, acrescentou que “depois que estiver bem esclarecido” dará a sua opinião.

Por outro lado, o representante do Garantido não atendeu, até o momento, a demanda do Portal Norte. Apesar disso, compartilhou em suas redes sociais uma publicação supostamente direcionada ao tema.