Na noite deste sábado (27), o Curral do Boi Garantido, no Sambódromo, em Manaus, foi palco de momentos repletos de toadas e danças com o Ensaio dos Bumbás.

O evento marcou o lançamento do álbum “Segredos do Coração” do Boi Garantido para o Festival de Parintins 2024.

A multidão apaixonada se emocionou com as apresentações de Israel Paulain, Sebastião Junior, David Assayag, Bruno Costa, Leonardo Castelo, o pajé Adriano Paketá, a porta-estandarte Lívia Christina, a rainha do folclore Edilene Tavares, a sinhazinha Valentina Coimbra, além da participação especial da Batucada, Comando Garantido e Garantido Show.

Isabelle não foi

Um dos momentos mais esperados da noite era a presença da cunhã-poranga do Garantido, Isabelle Nogueira. No entanto, ao som de Isa-A-Bela, quem surgiu foi a mini cunhã-poranga e surpreendeu o público, unindo todas as vozes.

Mini cunhã-poranga no palco – Foto: Haliandro Furtado/Portal Norte

Ritmo Garantido

David Assayag, levantador de toada da nação vermelha e branca, destacou a importância do álbum para resgatar o verdadeiro ritmo do Garantido.

“O Garantido está trazendo por meio desse álbum o resgate do nosso ritmo, a gente tava um pouco de muito modismo, mas para o festival a gente achava um pouco perigoso. Nós resgatamos o ritmo, que com certeza vai fazer a trilha sonora do Garantido das três noites em Parintins”, destacou, David Assayag. 

Vyni, o ex-participante do reality show Big Brother Brasil, esteve presente no evento e compartilhou sua paixão pelo Garantido e falou da composição da toada “Parou”. 

“Obviamente, todo mundo sabe que eu sou o Boi Garantido, mas eu também gosto do Boi Caprichoso, afinal, o Festival só existe porque os dois existem. Eu escrevi uma toada, juntamente com o Rui escrevemos a toada “Parou”. É uma toada que celebra esse espírito perreché, que celebra esse espírito da galera que tá lá na pilha, da galera que fica lá no sol, da galera que quer brincar de boi, e não foi um compositor que escreveu, foi um louco torcedor, foi um apaixonado pelo Garantido, nas palavras desse apaixonado que sou eu. Espero que todo mundo tenha gostado, a verdade é que gostaram, caiu na boca do povo”, disse Vyni, ex-bbb.

O ex-brother expressou a esperança de ver suas composições no repertório oficial no próximo ano.

“Eu já tenho várias composições. Inclusive escrevi também uma toada pra Sinhazinha, Valentina Coimbra. Uma querida, maravilhosa, uma grande amiga. Espero que ano que vem, quem sabe, não entra uma toada minha no repertório oficial”, concluiu o ex-bbb.

O evento também foi marcado pela emoção de torcedores, como Jessy Sodré, que compartilhou suas experiências de longa data com o Boi Garantido.

“A minha emoção é desde quando eu era criança que brincava no Garantido. Eu já fui dançarina do boi e a emoção é como se fosse a primeira vez. O coração se enche de alegria e explode, chega a gente se arrepia de toda a emoção que a gente sente pelo boi Garantido”, Jessy Sodré, torcedora.

A torcedora fervorosa do boi vermelho Iacy Pacheco destacou a alegria e a emoção que sente ao participar de cada espetáculo.

“É uma emoção participar de mais um evento do Boi Garantido, o Boi do meu coração, o Boi mais campeão e eu não tenho nem palavras para expressar o sentimento que eu estou sentindo agora de estar participando de mais um espetáculo desse. Desde criança que eu sou apaixonada pelo Garantido, eu amo a cor vermelha, eu amo o Boi do coração”, Iacy. 

Boi Caprichoso

Enquanto isso, no Curral Zeca Xibelão, em Parintins, o Boi Caprichoso também lançou seu álbum “Cultura, o Triunfo do Povo” em um evento simultâneo repleto de energia e entusiasmo.

O lançamento dos álbuns do Boi Garantido e Caprichoso não apenas marcou o início da contagem regressiva para o Festival de Parintins 2024, mas também reforçou o vínculo emocional e cultural entre os torcedores e seus bois.