O milho, ingrediente das tradicionais comidas típicas das festas juninas, é rico em vitaminas e minerais.

É o que afirma a nutricionista que atua em Roraima, Sandra Marinho,

“Os alimentos são ricos em vitaminas e minerais, mas devem ser consumidas com moderação”, alertou.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Comidas como pamonha, canjica, milho cozido ou assado, bolos e outras receitas se tornaram típicas em festas juninas porque as festividades coincidem com a colheita do grão em diversos pontos do país.

“São pratos ricos em açúcares e gorduras, então, é preciso ter parcimônia na hora de consumi-los, fazendo escolhas mais conscientes e equilibradas. Por outro lado, o milho é um grão com muitos compostos benéficos para a saúde, rico em carboidratos complexos e fibras alimentares”, disse.

Benefícios do milho

A especialista acrescentou que, proteína vegetal do milho, quando combinada com leguminosas como o feijão, fornece aminoácidos essenciais para o organismo.

“O cereal é também fonte de vitaminas A e B1 e minerais como magnésio, potássio entre outros”.

Ela também destacou a importância de as pessoas observarem suas restrições alimentares, adaptando as receitas de acordo com suas necessidades.

“Por exemplo, para o diabético, quando possível substituir o açúcar de mesa (sacarose) da preparação por substitutos do açúcar, como o xilitol, eritritol e stévia”, concluiu.

Receita saudável

A nutricionista Sandra Marinho indicou uma receita de canjica light para quem é apreciador da comida, mas prefere hábitos mais saudáveis:

  • 3 colheres (45g) de substituto do açúcar que vá ao fogo;
  • 4 espigas de milho médias (300g);
  • 1 copo de leite (150 ml) desnatado;
  • 1 copo de leite de coco (150 ml) light;
  • Canela em pó a gosto.

Bata bem o milho no liquidificador, acrescente o leite desnatado, o leite de coco e o adoçante. Leve ao fogo em uma panela até começar a soltar do fundo. Coloque em um refratário, deixe esfriar e salpique a canela por cima. Deixe na geladeira para firmar. Corte e sirva.

Festas Juninas em Roraima

O Boa Vista Junina, considerado “O Maior Arraial da Amazônia”, chegou a 23ª edição.

Neste ano, ocorre na Praça Fábio Marques Paracat, na capital roraimense, de 20 a 25 de junho.

A programação conta com apresentação de quadrilhas, shows musicais, praça de alimentação e artesanato além da tradicional degustação da Maior Paçoca do Mundo, que se tornou patrimônio cultural de Boa Vista.

“A iguaria gigante nasceu em meio às comemorações dos 15 anos do Boa Vista Junina. Foi o bolo de aniversário mais inusitado e com a cara do Maior Arraial da Amazônia”, descreveu a Prefeitura de Boa Vista.

Outra festa junina tradicional é o arraial promovido pelo Governo estadual. A data da festa desse ano ainda não foi divulgada.