A Polícia Federal realizou, na quarta-feira (05), uma operação para combater o garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami, em Roraima. A ação resultou na destruição de um helicóptero.

A ação visou interromper a extração ilícita de ouro e outros crimes ambientais. Na ocasião, ninguém foi preso.

Como resultado, a PF inutilizou combustíveis, incluindo querosene de aviação, diesel, um helicóptero e diversos maquinários utilizados pelos garimpeiros. A operação ocorreu na região do Alto Rio Catrimani.

O prejuízo estimado em 2024, decorrente da atividade ilegal, ultrapassa R$ 28 milhões. O Exército Brasileiro forneceu apoio logístico para a operação.

A operação Libertação

A ação integra a operação Libertação, iniciada em fevereiro do ano passado. Esta é uma operação contínua, que visa proteger a população Yanomami.

Na quarta (5) o governo federal informou que realizou 173 operações no território Yanomami desde o início de 2024. As ações resultaram na destruição de 134 motores, 43 geradores, e 9.335 litros de óleo diesel.

Adicionalmente, as operações apreenderam 7,8 quilos de ouro e destruíram 11 aeronaves. No total, 11 pessoas foram presas e 11 armas, incluindo uma submetralhadora, foram apreendidas.

Confira o post da PF com o momento da explosão: