A Polícia Civil do Amazonas apreendeu meia tonelada de alimentos impróprios para o consumo em ação nesta segunda-feira (21), em Manaus.

+ Envie esta notícia no seu Whatsapp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Intitulada ‘Choque de Ordem Sanitária’, a operação foi realizada pela PC-AM com apoio do Vigilância Sanitária de Manaus (Visa Manaus) e com a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf).

Operação integra ações de fiscalização da Black Friday - Foto: Divulgação/PC-AM
Operação integra ações de fiscalização da Black Friday – Foto: Divulgação/PC-AM

A ação de apreensão dos alimentos ocorreu na rua Professora Lea Alencar, bairro Alvorada, Zona Centro-Oeste da cidade.

No endereço, as equipes flagraram o estabelecimento irregular com infrações sanitárias graves.

Alimentos sem procedência

Conforme a PC-AM, o local tinha alimentos de origem animal sem inspeção sanitária, sem identificação de procedência e sem autorização para atividade.

Ainda segundo a fiscalização, as aves do estabelecimento estavam sem guia de trânsito, favorecendo risco à saúde dos consumidores, porque desrespeita legislação sanitária vigente.

A Operação Choque de Ordem Sanitária faz parte da fiscalização em vários setores de consumo, no período da Black Friday.

RELACIONADAS

+ No AM, operação Copa do Mundo do Catar terá início na segunda, 21

+ Operação apreende 6 mil produtos falsificados no Centro de Manaus

+ Operação Sucata retira 4 carros abandonados nas ruas de Manaus

A polícia alerta a população sobre os riscos da venda clandestina, em que os pequenos mercados ofertam com preços promocionais, no entanto, sem procedência dos alimentos.

A empresa clandestina foi autuada pelas infrações sanitárias flagradas e, após o relatório técnico dos fiscais da Visa Manaus e Adaf, os proprietários responderão a um Inquérito Policial (IP).

Os empresários irão responder por crime contra relação de consumo, crime contra o consumidor, e crime contra a saúde pública, conforme relatório de inspeção final.

Os alimentos foram encaminhados para inspeção e descarte no Aterro Sanitário de Manaus.