Ícone do site Portal Norte

Câmara aprova urgência para pacote de corte de gastos do governo

Câmara aprova urgência para pacote de corte de gastos do governo

Câmara aprova urgência para pacote de corte de gastos do governo. Foto - José Cruz/ Agência Brasil

A Câmara aprovou nesta quarta-feira (4) o regime de urgência para dois projetos do pacote de corte de gastos apresentado pelo governo federal na última semana.

Com a decisão, as propostas terão a análise acelerada e não precisarão ser votadas nas comissões temáticas.

Agora, os textos podem ser analisado diretamente no plenário.

O primeiro é projeto de lei complementar que altera o arcabouço fiscal. Ele teve a urgência aprovada por 260 deputados. Outros 98 foram contrários e dois se abstiveram.

O outro analisado foi o projeto de lei que busca limitar o crescimento de benefícios e fazer uma espécie de “pente-fino” em programas sociais.

A votação dele contou com o apoio de 267 deputados, 156 contrários e 37 abstenções.

Corte de gastos

O governo estima uma economia de R$ 70 bilhões até 2026 com as novas regras fiscais. Para isso, é necessário o aval do Congresso.

O pacote inclui propostas para equilibrar as despesas, com alterações nas regras do Benefício de Prestação Continuada (BPC), no abono salarial, na política de reajuste do salário mínimo e na previdência de militares.

Entre as medidas de destaque está a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil, promessa da campanha do presidente Lula.

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), afirmou na última quarta (4) que ainda não há votos suficientes para realizar a votação do pacote de corte de gastos.

Sair da versão mobile