O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) cassou o mandato do prefeito do município de São Luiz, James Batista, e do atual vice-prefeito, Francisco Barboza, por abuso de poder econômico.

A sentença foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico, nesta terça-feira, 12.

De acordo com investigações do Ministério Público Eleitoral (MPE), durante a campanha de 2020 para reeleição ao cargo de prefeito, James distribuiu alimentos, dinheiro e até passagens aéreas e viagens aos eleitores em troca de votos.

Envie esta notícia no seu Whatsapp

Envie esta notícia no seu Telegram

O crime foi constatado a partir de uma abordagem feita por agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em novembro de 2020, na BR-210.

Os policiais perceberam uma grande movimentação de pessoas em torno de um veículo. Com Evanio Cavalcante e Flamínio Bento, motorista e segurança pessoal do prefeito, foram apreendidos objetos e documentos.

A Justiça determinou, em seguida, a busca e apreensão na casa de James.

No local, foram encontrados uma quantia de R$40 mil em espécie, listas contendo nomes de eleitores, suas respectivas seções eleitorais, com valores indicados ao lado dos nomes e uma quantidade exorbitante de alimentos.

Prefeito ficará inelegível por 8 anos

Com a decisão, expedita pelo juiz eleitoral Marcelo Batistela Moreira, da 4ª Zona Eleitoral de São Luiz, James Batista e Francisco Barboza, terão a cassação dos diplomas e a perda de mandato.

Além disso, eles ficam inelegíveis por oito anos, a contar das Eleições de 2020.

RELACIONADAS

+ Terras do ex-governador Neudo Campos serão leiloadas em RR

+ Policial Penal é detido após apontar arma em via pública em RR

+ Entenda por quê o prefeito de Alto Alegre, Pedro Henrique, foi preso em RR