O projeto que busca ampliar os direitos dos trabalhadores que realizam atividades por meio de aplicativos (PL 2.842/2021), será votado no Senado, nesta terça-feira, 24.

– Envie esta notícia no seu Whatsapp

– Envie esta notícia no seu Telegram

A Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC) irá se reunir, às 14h30, com mais nove itens na pauta.

O projeto que deve favorecer os motoristas de aplicativo, de autoria do senador Angelo Coronel (PSD-BA), traz conceitos e vedações, para estabelecer a relação entre a empresa do aplicativo e o motorista que faz as entregas (de comida, por exemplo) ou transporta passageiros.

Também prevê medidas de proteção ao consumidor que utiliza esse tipo de serviço.

De acordo com o texto, o aplicativo deve efetuar, por sua conta, o pagamento das contribuições devidas pelo motorista ao INSS, sem possibilidade de descontar de sua remuneração as contribuições pagas.

O aplicativo também deve entregar ao motorista, anualmente, até o primeiro dia do início do prazo para a apresentação da declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física, os comprovantes relativos às contribuições recolhidas no ano calendário anterior.

______________________________

RELACIONADAS

STF decide por unanimidade punir motorista que se recusar fazer o teste do bafômetro

Falsos motoristas de app são presos suspeitos de roubarem cerca de R$ 45 mil de vítimas em Manaus

______________________________

Pelo texto, o motorista será obrigado a estar inscrito como contribuinte individual e a empresa deverá exigir dele essa condição.

O projeto ainda veda ao aplicativo cobrar, pelos produtos ou serviços, preços diferenciados dos cobrados pelas lojas físicas, exceções feitas à taxa de serviço e ao valor do frete, que deverão ser explicitados ao consumidor final.

 

____________________________________

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS

 

image