Roraima é o segundo estado do Brasil com o maior número de estrangeiros detidos, representando 9% da população prisional de outras nacionalidades. Os dados são do Sistema Penitenciário Brasileiro e correspondem ao segundo semestre de 2023.

Veja também: Morre criança de 11 anos com sinais de estupro e sedação em Pacaraima

De acordo com o levantamento, as unidades prisionais com o maior número de estrangeiros são a Penitenciária Cabo PM Marcelo Pires da Silva, em Itaí, São Paulo, e a Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc), em Roraima. No total, a população carcerária em 2023 terminou com 3.228 presos, dos quais 295 eram estrangeiros.

Desde 2018, houve um aumento no número de estrangeiros presos, passando de 96 no primeiro semestre daquele ano para 295 no segundo semestre de 2023. A maioria dos presos é da Venezuela (279), seguida pela Guiana (5) e Colômbia (5). Há também registros de detentos de Cuba, Nigéria, Portugal, Romênia e Suriname.

Em Roraima, a Penitenciária Agrícola do Monte Cristo abriga a maior parte dos presos estrangeiros, com mais de 215 detentos. A Cadeia Pública Masculina tem 65 presos estrangeiros, a Cadeia Pública Feminina conta com 8, e o Centro de Progressão Penitenciária possui 4.

Perfil dos Presos Estrangeiros em Roraima

A maioria dos estrangeiros presos em Roraima são homens, representando 97% do total. Apenas 8 mulheres de outras nacionalidades estão detidas no estado.

Com informações de Folha BV

Portal Norte conecta você às notícias mais recentes do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Conteúdo confiável e em tempo real.