O procurador-geral de Justiça de São Paulo, Mario Luiz Sarrubbo, aceitou o convite do futuro ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, para ser o novo secretário nacional de Segurança Pública.

Sarrubo estava no cargo de procurador-geral de SP desde 2020 e a saída dele foi comunicada ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), no início da noite desta quarta-feira (17).

Com a saída dele da função quem vai assumir é o procurador Fernando José Martins, que é decano do Conselho Superior do MP de São Paulo

Para assumir a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), Sarrubbo vai ter que se aposentar como procurador-geral, isso porque ele ingressou no cargo após a promulgação da Constituição Federal de 1988.

O atual mandato do procurador-geral termina em 17 abril, mas, com a saída de Sarrubbo, devem ser antecipadas as eleições internas para uma lista tríplice de candidatos.

Agora, cabe ao governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) escolher um dos nomes indicados.

O procurador-geral teve boa atuação em São Paulo, tanto na procuradoria quanto como coordenador dos trabalhos das unidades do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado de São Paulo (Gaeco).

Sarrubbo já pode assumir o novo cargo após a posse de Lewandowski, que está prevista para 2 de fevereiro.