A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) afirma que o bloqueio de TV box pirata já está sendo operacionalizado, adicionando que a medida tem surtido efeito há três semanas em que está em vigor.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Por isso, o presidente da Anatel, Carlos Baigorri, afirmou que a medida está produzindo resultados efetivos.

A ação de bloqueio causou impacto significativo que usuários utilizaram o canal oficial do órgão para reclamar que o streaming ilegal está inacessível, como se tratasse de um serviço legal.

“Já está tendo bloqueio de TV box e já tem usuário reclamando na Anatel de que o TV box dele parou de funcionar, então está recebendo uma rejeição da população”, contou o presidente da agência em uma rápida coletiva de imprensa na Mobile World Congress (MWC) 2023 na última terça (28).

“Ele [o usuário] está ligando para nós para reclamar de algo que a gente fez de propósito”, revelou a jornalistas no MWC, maior evento de tecnologia móvel do mundo.

RELACIONADAS

+ TV a cabo: Anatel ordena bloqueio de 5 milhões de aparelhos piratas

+ Tecnologia 5G abre novas possibilidades de conectividade, diz Anatel

+ Anatel amplia uso de bloqueadores de celular, internet e drones

Baigorri aposta no desinteresse pelo produto, mas o superintendente admite que a iniciativa tem um caráter limitado.

“A agência não tem a pretensão de acabar com a TV pirata. Há pessoas que trabalham para burlar [o bloqueio]. Queremos combater a prática e acreditamos que vai diminuir bastante com a conscientização da população e nossas ações. No fundo, o bloqueio tornará a disponibilidade cada vez menor. Mas, mesmo assim, um serviço que funciona hoje 100% do tempo vai passar a funcionar 50%.”