A vinda do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, neste domingo (17), em Manaus foi histórica. A TV Norte Amazonas acompanhou toda a trajetória do primeiro chefe do Executivo norte-americano em exercício a visitar a Amazônia.
Biden chegou à capital amazonense por volta de 12h30 no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus. A segurança do aeroporto passou por adaptações para a vinda do americano. Assim que a equipe de reportagem chegou no aeroporto Eduardo Gomes, se deparou com carros da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.
Conforme o cinegrafista William Souza, a equipe da TV Norte Amazonas precisou passar por duas revistas: uma do aeroporto e outra da Federal Bureau of Investigation (FBI). Em seguida, foram encaminhados para uma sala restrita.
“Todos os equipamentos estavam de um lado e os profissionais do outro. Depois chegou o cão farejador. Só saímos da sala restrita quando o avião desembarcou”, diz o cinegrafista da TV Norte Amazonas.
Momento histórico
Para o coordenador de marketing digital, José Lima, a visita de Biden foi uma “experiência única e inesquecível”. A TV Norte acompanhou o momento em que o presidente dos Estados Unidos pisou em solo amazonense, o diálogo com lideranças indígenas e a coletiva de imprensa.
“Acompanhar a coletiva de imprensa, a chegada do avião e o sobrevoo do helicóptero foi estar no centro de um momento histórico para a cidade. É emocionante fazer parte de algo tão grandioso e poder contar essa história através do meu trabalho”, afirmou José.
O motorista Nigel Mansell destacou que participar da cobertura da visita de Joe Biden em Manaus foi “incrível” e que vai ficar “marcado na história do Amazonas”.
“Eu não tenho nem palavras para dizer o que eu vi no dia de hoje que ficará marcado eternamente na história de Manaus. Cada momento e cada espera foi crucial para a vinda do presidente Americano”, ressalta Nigel.
Já para o coordenador de rede, Sayman Queiroz, é uma felicidade registrar a visita de Biden em Manaus.
“Me senti muito feliz com esse dever de registrar através da coordenação esse momento histórico para o Amazonas”, afirma Sayman Queiroz.
Após desembarcar, Biden seguiu em direção ao Museu da Amazônia (Musa), onde encontrou lideranças indígenas e assinou a proclamação que determina o Dia Internacional da Conservação.