Ícone do site Portal Norte

STJ suspende sigilo no processo contra governador do Acre

A ministra Nancy Andrighi é a relatora do processo no STJ - Foto: Reprodução

A ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Nancy Andrighi determinou, , a pedido do Ministério Público Federal (MPF), a suspensão do sigilo sobre o processo contra o governador do Acre, Gladson Cameli (PP). Ele e mais 12 pessoas foram denunciados por uma série de crimes relacionados a irregularidades em licitação e na execução de contrato com uma empresa privada.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

O MPF pede na denúncia, além da abertura de ação penal contra os 13 investigados, que o governador seja afastado do cargo até o fim da instrução criminal e que todos eles sejam impedidos de deixar o país sem autorização judicial. Relatora do processo no STJ – tribunal competente para julgar governadores por crimes comuns –, Nancy Andrighi informou que o caso será analisado em momento oportuno, sem data definida.

Na mesma decisão em que suspendeu o sigilo, a ministra autorizou o compartilhamento de informações e provas que integram a denúncia com a Polícia Federal, a Controladoria Regional da União no Acre, o Ministério Público estadual e a Assembleia Legislativa.

Os 13 investigados foram denunciados pela Procuradoria-Geral da República, na terça-feira (28), pelos crimes de organização criminosa, corrupção ativa e passiva, peculato, lavagem de dinheiro e fraude a licitação. Iniciadas em 2019, as práticas ilícitas teriam causado prejuízos de quase R$ 11,7 milhões aos cofres públicos, segundo a denúncia.

RELACIONADAS

+ ‘Investigação é toda ilegal’, diz defesa de Gladson Cameli sobre denúncia da PGR

+ PGR pede afastamento imediato do governador Gladson Cameli

Sair da versão mobile